Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 12 de março de 2012

School Rumble e os tempos de colégio ou o saudosismo animado


School Rumble tem pelo menos duas grandes virtudes a primeira é ser uma série muito engraçada, daquelas que você chora de rir e fica com dor de barriga ao final de cada episódio; a outra virtude é o motivo deste tópico. O saudosismo que está por trás da série.

Embora School Rumble seja um anime voltado para o público adolescente ele é melhor apreciado por quem já passou desta faze (os adolescentes também vão adorar) por um simples motivo o ambiente do anime é completo. Fora a personagem principal (já falo dela) temos vários coadjuvantes que se alternam como destaques de cada episódio.

O anime se passa em uma classe de aula com o bad boy, a patricinha, a atleta, o nerd, o aluno que leva tudo a sério, o cara que só pensa em garotas e assim vai. O autor Jin Kobayashi reuniu todos os tipos sem estereótipos - apenas os necessários para dar graça ao programa, é neste ponto que vemos o saudosismo.

Notamos que ao descrever as crises da adolescência de maneira agradável, nós sorrimos saudosos ao ver School Rumble, por isto este anime seria mais apreciado por quem passou da adolescência, quem não teve amizades inesquecíveis? Amores não correspondidos? Correspondidos? Meteu-se em confusões e saiu das mesmas? Este é o tema de School Rumble.

Kobayashi aparenta ter saudades de sua juventude, existem duas maneiras de tratar nossas lembranças: como algo de valor inestimável que deve ser preservado para não se perder ou como algo importante guardado em uma caixa que abrimos eventualmente para ver o que tem dentro. O primeiro tipo gera medo de ser "quebrado" já o segundo gera sorrisos de prazer.

School Rumble é uma ode a saudades, Kobayashi transformou suas lembranças na classe de Harima e Tenma, protagonistas de uma das histórias de amor platônico mais enroladas da história dos animes, veja o "drama":

Harima era um cara briguento, vivia enrolado em confusões até conhecer Tenma, uma das personagens mais idiotas da história dos animes, a menina é uma porta, não conseguindo relacionar duas palavras ditas em um espaço de tempo de nove segundos.

Ao conhecer a anta... Digo Tenma, Harima decide mudar, ele deixa de ser um delinquente porém o mesmo não é lá muito esperto, incapaz de revelar seu amor o bad boy entra em confusões, transforma-se em um guru espiritual, vira um pescador em alto-mar e desenha mangás onde conquista sua amada (igual ao autor da série).

Por outro lado Tenma não faz a mínima ideia do amor de Harima, para piorar ela está apaixonada por um personagem sem personalidade, quase mudo que gosta de se fantasiar de kapa (um ser mitológico japonês) este garoto está apaixonado por Kury (uma comida indiana apimentada)! Tenma passa as duas temporadas tentando declarar seu amor.


Harima entre Yakumo Tsukamoto (direita) e Eri Sawachika (loirinha)
 as mais populares do colégio
Já Harima, cego por seu amor pela Tenma ignora completamente que outras duas garotas estão apaixonadas por ele, uma loirinha metida (e amiga de Tenma) além da irmã de sua amada - um detalhe é que as duas garotas são as mais populares do colégio e todos os homens a desejam. As coisas pioram para nosso herói quando Tenma tenta unir Harima com sua irmã. Acho que deu para entender qual é a do anime.

School rumble teve duas temporadas correspondentes aos dois primeiros anos do colegial; foi programado uma terceira temporada com uma estratégia de marketing inusitada interferiu na publicação do mangá: Juntamente ao último capítulo do mangá foi vendido um DVD com os dois últimos episódios do terceiro ano, que ainda seria produzido, porém os episódios não estavam a altura da série e o terceiro ano não emplacou. Uma pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...