Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fernando Henrique recebe prêmio Kluje por sua obra


O prêmio John W. Kluge ou simplesmente Kluge é uma premiação que recebe o nome do empresário e filantropo alemão John W. Kluge que emigrou para os estados Unidos em 1922, se formando bacharel em economia pela Universidade de Columbia em 1937.

Kluje doou US$ 60 milhões à biblioteca do congresso americano criando o John W. Kluge Centro com o intuito de facilitar o estudo de jovens estudantes e premiar personalidades do meio acadêmico das ciências humanas que tenham contribuido com a humanidade em US$ 1 milhão.

Pois bem Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro intelectual da América Latina a receber o prêmio Kluje, a honraria foi concedida ao ex-presidente após consulta de três mil intelectuais e personalidades do mundo todo. FHC foi condecorado por suas contribuições na política e sociologia com ênfase nas questões raciais e na economia.

A premiação é concedida desde 2003 para aqueles que se destacam na “Compreensão da experiência humana”. Nos últimos anos Fernando Henrique vem se empenhando na descriminalização das drogas e, a convite de Nelson Mandela, na negociação da paz no oriente Médio.
         Autor de mais de vinte livros e uma centena de artigos FHC está a todo o vigor no meio político, integrando o comitê pela verdade e vem sendo frequentemente elogiado pela presidenta Dilma que reconhece o papel fundamental do governo FHC para o combate contra a pobreza.  Detalhes aqui
A premiação deu ênfase a sua realização como presidente do brasil: “a análise acadêmica das estruturas sociais do governo, da economia e das relações raciais no Brasil, estabeleceram a estrutura intelectual de sua liderança como presidente na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação em uma democracia vibrante, mais democrática e com forte crescimento econômico” informava a nota de premiação, que concluiu “talvez a mais clara prova de suas conquistas intelectuais é que seus sucessores continuaram muitas de suas políticas e asseguraram seu legado como um dos maiores líderes do Brasil”. Vejaa nota completa aqui.
Veja aqui o vídeo onde FHC comenta seu prêmio, do qual 27,5% foram doados ao governo federal para investirem no brasil.  

Um comentário:

  1. Olá,Diego, boa noite!!

    Lá da Blogosfera em Rede, vi a sua postagem sobre a premiação do Presidente Fernando Henrique, e vim para ler e apreciar, pois tenho muita admiração por esse brasileiro, por sua profundidade intelectual. E, mesmo que ,uma boa parte da população brasileira, políticos populistas, e alguns adversários da ética e do bom senso, FHC foi o homem que deu uma verdadeira arrumada na "casa", para os seus sucessores, tanto é assim, que a Presidenta Dilma, está sempre o elogiando por seus feitos passados e presentes, porque não? E, lembro aqui, que ele foi o único presidente do Brasil aplaudido de pé na parlamento francês.

    Gosto de vir aqui.

    Beijinhos da Lu...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...